Banda Cabaçal abre a noite na inauguração do Espaço Nordeste! |
Banda de Pífano do Zé Pretinho
Moedas Antigas do Brasil, Cruzerio e Reis
Disco de vinil
O disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil, ou ainda Long Play (LP) é uma mídia desenvolvida no início da década de 1950 para a reprodução musical, que usava um material plástico chamado vinil.[1]
Trata-se um disco de material plástico (normalmente cloreto de polivinila, ou PVC), usualmente de cor preta, que registra informações de áudio, as quais podem ser reproduzidas através de um toca-discos. O disco de vinil possui micro-sulcos ou ranhuras em forma espiralada que conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar. Essa vibração é transformada em sinal elétrico. Este sinal elétrico é posteriormente amplificado e transformado em som audível (música).[2]
O vinil é um tipo de plástico muito delicado e qualquer arranhão pode tornar-se uma falha, a comprometer a qualidade sonora. Os discos precisam constantemente ser limpos e estar sempre livres de poeira, ser guardados sempre na posição vertical e dentro de sua capa e envelope de proteção (conhecidas, vulgarmente, como capa de dentro e de fora). A poeira é um dos piores inimigos do vinil, pois funciona como um abrasivo, a danificar tanto o disco como a agulha.
Maria Bonita e Lampião
Aqui se conta a história de Lampião, o famoso capitão Virgolino Ferreira, também conhecido como o "Rei do Cangaço". Não toda ela, pois não é fácil abranger de forma completa a saga de um brasileiro que pode ser equiparado, em fama e feitos, aos famosos personagens do velho oeste americano. Para facilitar o entendimento, ainda que parcial, é necessário situar a história e seu personagem principal no meio físico em que nasceu, viveu e morreu.
Descrever o nordeste, por onde andou Lampião, sem entrar na costumeira lista de nomes de vegetais, tipos de solo e outros detalhes semelhantes, é uma tarefa ingrata. Resultaria desnecessária para quem já conhece a região e incompleta para quem nunca esteve lá.
Embora aparentemente agreste o nordeste é de natureza rica e variada. Ou talvez seja melhor dizer que é um misto de riqueza e pobreza, com imensa quantidade de espécies em sua fauna e flora, embora de clima seco durante a maior parte do ano. Chove muito pouco, o chão é seco e poeirento. A vegetação é rasa e, na maior parte do ano, de cor cinza. De vez em quando surgem árvores cheias de galhos, também secos, frequentemente cobertos de espinhos que, se tocarem a pele, ferem. Raramente se encontra um local onde haja água, mas onde ela se apresenta a vegetação é muito mais verde, apesar de não radicalmente diferente de no restante da região. Saindo da planície e subindo para as partes mais altas, atingindo as serras e os serrotes, o ar tornar-se mais frio e as pedras desenham a paisagem.
Não há estradas, só caminhos, abertos e mantidos como trilhas identificáveis pela passagem dos que por ali circulam, geralmente a pé.
Em breves palavras, esse era o ambiente em que Virgolino Ferreira passou toda sua vida. Pode-se dizer que muito pouco mudou desde então.
Pilão
Pilão
O pilão é um utensílio culinário essencial na cozinha africana, com as mesmas funções de um almofariz, ou seja, para moer alimentos, mas de tamanho muito maior.
É normalmente feito de um tronco escavado, geralmente de uma madeira macia, com dimensões que variam entre 30 a 70 cm de altura, e utiliza-se colocando dentro o material a moer e batendo-lhe com um pau liso de 60 cm a 1,2 m (de acordo com o tamanho do pilão), que pode ser de uma madeira mais rija e tem uma das extremidades arredondada, chamado o “pau do pilão”.
Telefone Antigo
Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, que geralmente tem sido atribuída a Alexander Graham Bell.
Entretanto, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2002, o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou "telégrafo falante"..[1] A primeira demonstração pública da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque. Meucci criou o telefone com a necessidade de comunicar-se com sua esposa, que era doente e por isso ficava de cama no seu quarto no andar superior. O laboratório de Meucci ficava no térreo, assim ele não tinha condições para cuidar da esposa e trabalhar ao mesmo tempo; assim sendo, ele inventou o telefone, a fim de que se sua esposa precisasse dele não tivesse que gritar ou sair de sua casa.
TAVARES PB
No ano de 1849, chegou a essa região o Padre Francisco Arcoverde Tavares que impressionado com a qualidade do solo e com o clima agradável fez paragem naquelas terras. Inicialmente instituiu uma feira livre e à sombra de um juazeiro, em um altar improvisado com varas, celebrou a primeira missa com presença de muitas pessoas. Em 29 de setembro de 1874, no mesmo lugar, foi construída uma pequena capela e em memória do filho do senhor Manoel Antonio, que havia sido devorado por uma onça, o padroeiro escolhido foi São Miguel Arcanjo.
Em 1930 a cidade de Tavares, a época parte do município de Princesa, atual Princesa Isabel, foi o palco da chamada “Revolta de Princesa”, ocorrida em 1930. Este movimento armado teve repercussão nacional pelas suas motivações pelo desfecho trágico, e pelas conseqüências advindas dessa revolução na história nacional. A proclamação de independência do município de Princesa que passou a se considerar Território Livre e por isso separado da Paraíba, deu início a uma guerra civil dentro do Estado.
Foram sete meses de intensos combates que ocasionaram muitas mortes e a destruição quase completa do então povoado de Tavares, que ainda hoje guarda as marcas desse conflito.
Numa homenagem póstuma ao Padre Francisco Arcoverde Tavares, o Sítio Campina passou a ser chamado de Tavares e a Revolução de 1930 na Paraíba.
Aniversário da Cidade
CARACTERÍSTICAS
Clima
Temperatura Média
26° C
COMO CHEGAR
Localização
Sertão Paraibano
Limites
Com o Estado de Pernambuco e com os municípios de Princesa Isabel (16km), Nova Olinda (24km) e Juru (13,5km).
Acesso Rodoviário
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Barragem Tavares
Sitio Cachoeira Lisa
Cruzeiro do Sítio Pedro
Cruz do Deserto
Sítio Queimadas
Cachoeira das Pedras Brancas
Lagoa do Sítio Tavares
Lagoa das Escavações Pré-Históricas